ROTEIRO BANCO DE PROJETOSPROETO “ALUNO PALESTRANTE” Identificação:
Nome do (s) cursista (s) PAULO HENRIQUE NOGUEIRA Nome da Escola: Colégio Estadual “Dr. Rubens C. dos Santos” Local: Gouvelândia / Goiás Série (s): Ensino Médio – EJA Número de alunos: 52 Professores envolvidos: Gislaine D'Aparecida Malaquias e Paulo Henrique Nogueira
2. Características do Projeto (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/conteúdos envolvidos):
Ínterdisciplinar: Biologia e Educação Física.Conteúdos: BIOLOGIA: MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. EDUCAÇÃO FÍSICA: MOTRICIDADE HUMANA:Prática ao ar livre como forma de desenvolver habilidades e competências
3. Descrição geral:
Iniciado a partir do mês de março de 2007 e desenvolvido até 19 de dezembro do mesmo ano. Após diagnosticar que as dificuldades enfrentadas, para se conviver em sociedade, é a vergonha e a inibição de, em público, explanar, expor e argumentar com lógica e coerência sobre determinado tema, optou-se pela execução do projeto como instrumento para capacitar os alunos da EJA a encontrarem os recursos necessários para realizarem os processos de argumentação e explanação lógicas em público e, desta maneira, desenvolver no aluno a habilidade de se comunicar, em público, com segurança e coerência.Na aula de Biologia o projeto foi apresentado e discutido com os alunos;os alunos contribuíram no planejamento, escolha das atividades e dos recursos materiais necessários, que foram utilizados, incluindo formas de apresentação e utilização do Laboratório de Informática. Todos os passos foram previamente idealizados com a participação dos alunos
4. Tecnologias utilizadas:
Computadores através do aplicativo Microsoft Power Point, Microsoft Excel e Microsoft Word;TV, vídeo, retro-projetor, cartolina, para confecção de cartazes, e aparelho de som;
5. Comentários:
Este projeto, primeiramente foi desenvolvido no Colégio Estadual “José Rodrigues Moreno”, no ano de 2006, tendo como público-alvo, alunos do 1º ano do Ensino Médio. Obteve resultados positivos. Porém, quando desenvolvido com os alunos da EJA não apresentou resultados tão significativos quanto no seriado, ocorriam muitas faltas – o que prejudicava o andamento do projeto -, além das inúmeras evasões. Entretanto, aqueles com participação efetiva demonstraram evolução positiva; estas diagnosticadas no decorrer das aulas cotidianas.
6. URL: endereço do projeto na Internet (caso exista):
BEM VINDO! Espero que este blog seja útil a TODOS.
Olá, sou professor Nogueira de Gouvelândia - Goiás.
Acredito no Ser Humano e num Mundo melhor para todos, logo, estaremos juntos compartilhando inúmeros conhecimentos, por meio de textos, tanto de minha autoria quanto daqueles que desejam contribuir com suas idéias, vídeos educativos, polêmicos, engraçados etc., além de fotos e um pouco da minha vida profissional.
ESTOU ESPERANDO VOCÊS E, SINTAM-SE À VONTADE PARA DEIXAR SEUS COMENTŔIOS.
Abçs.....
Acredito no Ser Humano e num Mundo melhor para todos, logo, estaremos juntos compartilhando inúmeros conhecimentos, por meio de textos, tanto de minha autoria quanto daqueles que desejam contribuir com suas idéias, vídeos educativos, polêmicos, engraçados etc., além de fotos e um pouco da minha vida profissional.
ESTOU ESPERANDO VOCÊS E, SINTAM-SE À VONTADE PARA DEIXAR SEUS COMENTŔIOS.
Abçs.....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário