Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Análise da sugestão de aula: “Evidências da evolução”
Autora: Andrea da Silva Castagini
Co-autora: Suelen Fernanda Machado.
Paulo Henrique Nogueira

Em análise a sugestão de aula percebe-se a utilização de recursos especificamente informatizados, logo, a não existência de um laboratório de informática – LIE seria praticamente impossível a execução da aula. As estratégias utilizadas viabilizam ao professor invocar a curiosidade do aluno em relação, não apenas a origem do ser humano, mas sobre quais pontos evidenciam esta teoria de origem da vida no planeta e, sabe-se que, para alcançar a concentração e interesse dos alunos é necessário aguçar a curiosidade. Evidencia-se ainda, a preparação dos passos a serem dados para o desenvolvimento das atividades, incluindo-se nestes a utilização de ferramentas virtuais, além de promover interação com a informatização de maneira pedagógica e didática, permite a descoberta de novas ferramentas educacionais, não tradicionais, ou seja, aquelas no ponto de vista dos jovens estressantes e pragmáticas, mas sim, elencando possibilidades de publicação de suas idéias e opiniões em um ambiente quase sempre dominado por todos, os blogs. Permitindo explorar a criatividade e o aprendizado. Entretanto, o exposto anteriormente em relação à possibilidade de inexistência do LIE, espera-se o entendimento, não como crítica destrutiva, mas analítica à possibilidade de desenvolver a temática de forma diversificada, ou seja, com outros instrumentos pedagógicos e didáticos, bastando apenas, algumas adequações por parte do professor.
Em análise a aprendizagem do aluno, classifica-se como viáveis, estratégias e recursos, pois, verifica-se um melhor aproveitamento na apreensão de determinados conteúdos a utilização de recursos literários e visuais simultaneamente.
Destaca-se no processo avaliativo a tendência, há muito promulgada, de promover um enriquecimento na observação do crescimento individual e coletivo do aluno, em referência ao aproveitamento de suas exposições e registros relacionados ao tema proposto.
Finalizando, fica apenas um alerta àqueles que se propuserem a utilizar a aula proposta, verificar primeiramente a realidade das turmas, o nível do aprendizado até o momento da aplicação da mesma, pois cada região, unidades escolares, alunado, cultura e currículo têm realidades diferenciadas, dependendo da análise de cada profissional na adequação do tema.
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