BEM VINDO! Espero que este blog seja útil a TODOS.

Olá, sou professor Nogueira de Gouvelândia - Goiás.

Acredito no Ser Humano e num Mundo melhor para todos, logo, estaremos juntos compartilhando inúmeros conhecimentos, por meio de textos, tanto de minha autoria quanto daqueles que desejam contribuir com suas idéias, vídeos educativos, polêmicos, engraçados etc., além de fotos e um pouco da minha vida profissional.
ESTOU ESPERANDO VOCÊS E, SINTAM-SE À VONTADE PARA DEIXAR SEUS COMENTŔIOS.

Abçs.....

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Análise da sugestão de aula: “Evidências da evolução”

 Autora: Andrea da Silva Castagini
 Co-autora: Suelen Fernanda Machado.

Paulo Henrique Nogueira


Em análise a sugestão de aula percebe-se a utilização de recursos especificamente informatizados, logo, a não existência de um laboratório de informática – LIE seria praticamente impossível a execução da aula. As estratégias utilizadas viabilizam ao professor invocar a curiosidade do aluno em relação, não apenas a origem do ser humano, mas sobre quais pontos evidenciam esta teoria de origem da vida no planeta e, sabe-se que, para alcançar a concentração e interesse dos alunos é necessário aguçar a curiosidade. Evidencia-se ainda, a preparação dos passos a serem dados para o desenvolvimento das atividades, incluindo-se nestes a utilização de ferramentas virtuais, além de promover interação com a informatização de maneira pedagógica e didática, permite a descoberta de novas ferramentas educacionais, não tradicionais, ou seja, aquelas no ponto de vista dos jovens estressantes e pragmáticas, mas sim, elencando possibilidades de publicação de suas idéias e opiniões em um ambiente quase sempre dominado por todos, os blogs. Permitindo explorar a criatividade e o aprendizado. Entretanto, o exposto anteriormente em relação à possibilidade de inexistência do LIE, espera-se o entendimento, não como crítica destrutiva, mas analítica à possibilidade de desenvolver a temática de forma diversificada, ou seja, com outros instrumentos pedagógicos e didáticos, bastando apenas, algumas adequações por parte do professor.
Em análise a aprendizagem do aluno, classifica-se como viáveis, estratégias e recursos, pois, verifica-se um melhor aproveitamento na apreensão de determinados conteúdos a utilização de recursos literários e visuais simultaneamente.
Destaca-se no processo avaliativo a tendência, há muito promulgada, de promover um enriquecimento na observação do crescimento individual e coletivo do aluno, em referência ao aproveitamento de suas exposições e registros relacionados ao tema proposto.
Finalizando, fica apenas um alerta àqueles que se propuserem a utilizar a aula proposta, verificar primeiramente a realidade das turmas, o nível do aprendizado até o momento da aplicação da mesma, pois cada região, unidades escolares, alunado, cultura e currículo têm realidades diferenciadas, dependendo da análise de cada profissional na adequação do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário