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quarta-feira, 3 de novembro de 2010

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO:  ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS

Cursista: Paulo Henrique Nogueira

ATIVIDADE 1

“O FAZER DIDÁTICO-PEDAGÓGICO “


Atualmente exercer a profissão docente não é nada fácil, acredito que devido as inúmeras e constantes mudanças processadas pelo sistema educacional. Nos deparamos no dia a dia com várias dificuldades que vão desde a disciplina dos alunos até a exacerbação de atividades burocráticas.
Entretanto, como professor procuro estar atento às necessidades de aprendizado dos alunos para, a partir delas, realizar um planejamento estratégico para tentar, pelo menos com a maioria deles conseguir o interesse e concentração nas aulas; detenho-me em aproveitar os conhecimentos prévios que os alunos trazem consigo a respeito de determinado assunto. É importante deixar que eles de manifestem, opinem e exponham suas convicções.
A partir deste “debate” chega o momento da ampliação do conhecimento, que pode ser feito por meio de pesquisas em bibliografias didáticas e/ou paradidáticas, e até mesmo em outras fontes, como por exemplo, jornais, revistas, a reprodução de algum vídeo abordando o assunto etc.
É importante na seqüência “provocar” os alunos para, a partir das informações adquiridas, durante a pesquisa, retornem a discutir a temática.
Óbviamente, nem sempre o planejado é integralmente alcançado em seus objetivos, pois às vezes o interesse dos alunos naquele momento é discutir algum outro fato que lhes fora apresentado. Daí, o famoso “jogo de cintura” é necessário, mesmo porque, não sou nenhum “sabe tudo” e, sendo assim, procuro usar a estratégia “aprendendo a aprender”, onde junto com os alunos buscamos soluções para as indagações apresentadas.
Quanto aos resultados do meu trabalho estou um pouco desconfortável, tenho analisado a incoerência em desejar que os jovens tenham as mesmas atitudes dos jovens de épocas passadas, que o jovem seja “10” em todas as disciplinas, logo, vejo a necessidade de tentar adequar-me um pouco mais à realidade da juventude atual.

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