TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TICS
Cursista: Paulo Henrique Nogueira
Orientadoras: Otalita e Delvani
Unidades 2 e 3
Atividade 2.3 – Planejando uma atividade com Hipertexto ou Internet
Atividade 3.4 – Planejamento de atividades com mídias digitais
DADOS DA AULA:
O aluno poderá apreender:
Reconhecer as funções inorgânicas e orgânicas como fundamentais para a manutenção da vida.
Estrutura Curricular:
Modalidade/nível de ensino:
Ensino Médio
Componente curricular: Química
Tema: Presença das funções inorgânicas e orgânicas na célula.
Aulas: 09 a 10 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor/orientador com os alunos.
SALA DE AULA:
Retomar com os alunos as noções básicas de:
estrutura atômica e construção de moléculas;
ligações iônica, covalente e dativa;
dividir os alunos em 06 (seis) grupos;
sortear entre os grupos os tipos de função a serem pesquisadas;
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Sugerir aos grupos que pesquisem na web os seguintes itens referentes à função que receberam no sorteio:
definição de função química;
nomenclatura;
propriedades;
características estruturais;
utilização no cotidiano da função química pesquisada.
Fornecer como subsídios:
sais e óxidos: http://www.youtube.com/watch?v=fo5uv6-lemo (I – partes 1/2 e 2/2);
ácidos e bases: http://www.youtube.com/watch?v=j-oaNOT_bl8&feature=related (II – partes 1/2 e 2/2);
Solicitar aos grupos que produzam um texto, descrevendo o entendimento em relação as pesquisas realizadas – estas produções serão utilizadas na construção dos hipertextos.
OBS: este momento define o aprendizado de um conteúdo específico da disciplina – funções inorgânicas.
SALA DE AULA
Sugerir aos alunos que promovam a leitura do texto “Bioquímica celular” distribuído pelo orientador. Ainda, reunidos em grupo, discutir uma forma de apresentação dos tópicos que serão sorteados na seguinte sequência:
SUBSTÂNCIAS INORGÂNCAS:
grupo I: água (H2O) – importância, preservação e propriedades;
Subsídios para a pesquisa:
http://www.youtube.com/watch?v=0doA7k-D7CQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=nSEAoDy8R6Y&NR=1&feature=fvwp
http://www.youtube.com/watch?v=wXNwmnwstf8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=uP_ZaNbWkjM
http://www.youtube.com/watch?v=ius1sSrVbKA
SAIS MINERAIS
Subsídio para a pesquisa:
http://www.youtube.com/watch?v=nbb48inDwMU
grupo II: cálcio (Ca) – funções no organismo, propriedades e alimentos ricos desse elemento;
grupo III: ferro (Fe);
grupo IV: zinco (Zn);
grupo V: cloro (Cl);
grupo VI: potássio (K).
Cada grupo deverá ter liberdade para escolher o tipo de exposição. Podendo ser como aula expositiva usando o data show, produção e apresentação de vídeo (câmera digital ou celular), com utilização ou não dos computadores do LIE, DVD, som (paródia), retroprojetor, slides (impress).
OBS: os alunos deverão assumir o compromisso de cumprirem os prazos para elaboração das apresentações e os tempos estipulados para as mesmas.
Após as apresentações – não podendo ultrapassar o limite de de 03 aulas para todos os grupos – solicitar que, no LIE, produzam textos referentes as apresentações e seus resultados – estas produções também servirão para os hipertextos a serem construídos.
SALA DE AULA
Realizar o sorteio dos seguintes conteúdos:
Vitaminas;
Carboidratos;
Lipídios;
Proteínas;
Enzimas;
Ácidos nucléicos.
Após o sorteio solicitar que os grupos pesquisem sobre cada assunto. Como subsídio fornecer os seguintes endereços eletrônicos:
I – Vitaminas:
http://www.youtube.com/watch?v=nbb48inDwMU;
II – Carboidratos:
http://www.youtube.com/watch?v=Z3wBR9v0XlI
III – Lipídios:
http://www.youtube.com/watch?v=_bFaQHNebbA
IV – Proteinas
http://www.youtube.com/watch?v=sOSzUrPuba0
V – Enzimas:
http://www.youtube.com/watch?v=DJf1YXCvD3s
VI – Ácidos nucléicos: DNA e RNA
http://www.youtube.com/watch?v=M4k_yqHXf3U&feature=related
BEM VINDO! Espero que este blog seja útil a TODOS.
Olá, sou professor Nogueira de Gouvelândia - Goiás.
Acredito no Ser Humano e num Mundo melhor para todos, logo, estaremos juntos compartilhando inúmeros conhecimentos, por meio de textos, tanto de minha autoria quanto daqueles que desejam contribuir com suas idéias, vídeos educativos, polêmicos, engraçados etc., além de fotos e um pouco da minha vida profissional.
ESTOU ESPERANDO VOCÊS E, SINTAM-SE À VONTADE PARA DEIXAR SEUS COMENTŔIOS.
Abçs.....
Acredito no Ser Humano e num Mundo melhor para todos, logo, estaremos juntos compartilhando inúmeros conhecimentos, por meio de textos, tanto de minha autoria quanto daqueles que desejam contribuir com suas idéias, vídeos educativos, polêmicos, engraçados etc., além de fotos e um pouco da minha vida profissional.
ESTOU ESPERANDO VOCÊS E, SINTAM-SE À VONTADE PARA DEIXAR SEUS COMENTŔIOS.
Abçs.....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário